Tratamento para Depressão - Grupo Gilardi

Tratamento para Depressão! Como Ajudar?

Saiba mais sobre o Tratamento para Depressão! Veja alguns sintomas comuns e os principais fatores de risco e cuidados! Confira!

Antes de mais nada vamos falar um pouco sobre essa doença. A doença mental atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

A depressão é denominada como síndrome, pelo fato de que ela envolve uma ampla família de doenças, e então classificada como doença psiquiátrica crônica.

A depressão por sua vez possui 3 estágio: leve, moderada e crônica, que tem como sintomas a tristeza profunda, perde de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas das vezes é confundida pela Ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas.

Uma pessoa deprimida tem os seus neurotransmissores alterados como: serotonina, noradrenalina e, em menor proporção a dopamina, substancias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

Em relação a número, estima-se que 19% da população tem depressão, o que significada de a cada 5 pessoas 1 apresenta o problema em algum momento da vida. Devemos saber que não só adultos são atingidos por essa síndrome, mais adolescentes e crianças também são afetados pela depressão, e cada dia que passa está cada vez mais comum vermos isso.

Como Identificar a Depressão

Para realmente diagnosticar um depressão você precisa de ajuda de um profissional da área, esse diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados, e como a pessoa se apresenta fisicamente e emocionalmente no momento e em uma breve análise do seu histórico de vida de familiar.

Tratamento para Depressão - Grupo Gilardi 2
Tratamento para Depressão – Grupo Gilardi

Mas se você tem dúvida se deve ou não procurar um médico, segue abaixo alguns dos sintomas:

Emocionais:

– Apatia

– Falta de motivação

– Medos que antes não existiam

– Dificuldade de concentração

– Perda ou aumento de apetite

– Pessimismo

– Indecisão

– Insegurança

– Insônia

– Falta de interesse nas atividades antes prazerosas

– Sensação de vazio

– Irritabilidade

– Raciocínio mais lento

– Esquecimento

– Ansiedade

– Vontade de morrer

Tratamento para Depressão – sintomas físicos:

– dores de barriga

– azia

– dificuldade de ir ao banheiro

– presença de gases

– tensão na nuca e ombros

– Dores no corpo

– Dor no peito

– Quede da imunidade

Tratamento para Depressão: Fatores de Risco

Veja a seguir os gatilhos mais comuns que podem facilitar o aparecimento da Depressão

– Abuso: qualquer tipo de abuso, seja físico, sexual ou emocional pode aumentar a vulnerabilidade psicológica.

– Medicações especificas: algumas medicações como para acne, antiviral ou alguns corticoides, podem aumentar o risco de desenvolver uma depressão, por isso a importância de não se automedicar.

– Conflitos: Conflitos pessoais ou disputas com membros da família e/ou amigos pode levar a um começo de depressão, podem se agravar. Isso ocorre mais facilmente me pessoas que já tem predisposição genética para a doença.

– Morte ou perda: por mais que seja natural isso acontecer, a morte ou a perde de algo ou algum muito amado pode desencadear uma depressão.

– Genética: se você já tem casos de depressão na família isso pode aumentar as chances de você desenvolver a doença.

Tratamento para Depressão e Cuidados

Tratamento para Depressão - Grupo Gilardi 3
Tratamento para Depressão – Grupo Gilardi

A depressão tem cura? Após a realização de um diagnóstico correto que leve em consideração todos os fatores envolvidos, o que se pode esperar é uma melhor do quadro depressivo. Com os métodos de tratamento para depressão atuais, o prognostico é realmente muito bom e pode, sim afastar o paciente da depressão.

Como se trata de uma família grande de depressões com múltiplas causalidades, antes de se iniciar qualquer tratamento é necessário que seja feita uma investigação rigorosa.

Alguns casos de depressão o paciente não consegui obter resultado de melhora sozinho, em casa, e é aí onde entra as clinicas e comunidades para esses tipos de tratamentos, o Grupo Gilardi conta com Clínicas de Recuperação para tratamento de depressão e outros trasntornos.

O paciente optando por essa opção de tratamento em regime fechado, os especialista trabalharam com ele de forma integral com diversas técnicas, como por exemplo:

– Psicoterapia

– Psicanalises

– Terapia ocupacional

– Terapia Cognitiva-comportamental

– Exercícios físicos 

– Medicamentos

Tabu sobre Medicamentos

Quando se fala de medicamentos logo vem um preconceito, porque você ouviu sua vida toda as pessoas dizerem que remédio vicia, e claro que vicia, e é por esse motivo que existem os médicos, para que ele posso ti prescrever a dose certa para que aconteça somente o tratamento de sua doença e que isso não venha ocorrer mais problemas. Seguindo as orientações corretas esse conjunto de tratamento para a depressão pode sim de fato combate-la.

Como Ajudar uma pessoa com depressão

– Converse com ela prestando total atenção em suas palavras, valorizando os sentimentos dela sem fazer qualquer julgamento.

– Não diga e nem insinue que a pessoa é fraca pelo fato de estar em depressão

– Pesquise sobre o assunto, antes de falar o que pensa.

– Tenha paciência pois a pessoas na maioria das vezes é pessimista

– Mostre que você está ali pro que ela precisar e não a questione tanto.

– E nunca force a pessoas a situações que você achar ser melhor e que a deixará mais feliz, isso pode só piorar.

Além disso, você pode se oferecer a ir com ela a procurar ajuda, ir ao médico, terapeuta ou procurar uma clínica especializada no tratamento para depressão. Isso sem dúvida mostrará o quão importante a pessoa é para você.

O que não fazer/dizer a uma pessoa com depressão

– Porque você não faz alguma para superar isso?

– Seja positivo!

– Penso só, sua vida é melhor do que de muita gente

– Você está assim porque quer.

– Pare de pensar besteiras

– Vai descansar, amanhã você estará melhor

– Falar “você vai sair dessa”, isso não vai ajudar em nada.

Isso são coisas que você não deve falar a essa pessoas, ela já está péssima com as coisas que vem acontecendo, e você fazendo isso só piora.

O que as pessoas com depressão gostariam que todos soubessem

Nem sempre pessoas com depressão são tristes, muitas das vezes, ela pode demonstrar ser uma pessoa alegre, divertida na frente dos outros, mais quando sós é onde tudo piora.

Tratamento para Depressão - Grupo Gilardi 5
Tratamento para Depressão – Grupo Gilardi

Entenda que nem sempre a pessoa tem motivos para estar depressiva, o isolamento, a tristeza, a falta de interação social muitas das vezes são consequências e não causas da depressão. Por isso, em diversas situações os pacientes não tem razoes que justifiquem o porquê está assim.

Pessoas com depressão justamente por gostar de você é que acaba se afastando, isso porque eles sofrem muito ao verem amigos/ familiares sofrendo com a condição delas. Por isso elas acabam se afastando a sim de protege-las e não por falta de sentimentos.

Pequenas ações como, levantar da cama, comer, falar o que está sentindo, pegar transporte, trabalhar, são atividades/ações muito complexas, podendo ser verdadeiros desafios e tormentos para quem tem depressão.

Contudo isso, devemos ter cautela com uma pessoa que está apresentando esses sintomas, e podemos sim ajuda-la, hoje está cada dia mais fácil para que procuremos ajuda, hoje temos a internet com diversas ferramentas para isso.

Você pode ajudá-la a procurar um tratamento especifico para o seu problemas, hoje existem ótimos profissionais e clinica especializadas para o tratamento para depressão. Basta fazer uma pesquisa minuciosa.

Fale com nossa equipe de plantão

Especialistas

Fonte Oficial – Site: https://grupogilardi.com/