Tratamento dependência química

Tratamento para Dependência Química

Que tal descobrir um pouco mais sobre o tratamento de dependência química? Venha conferir com a gente! Fale agora com nossa Equipe.

Segundo a OMS, a dependência química é uma doença crônica que se cura, que pode se manifestar como o abuso de substâncias lícitas, como o álcool, até as substâncias ilícitas, como a maconha, cocaína, crack, etc. Por mais que não tenha cura, o tratamento de dependência química é uma ferramenta necessária para que o paciente possa ter uma vida plena e funcional, e aprenda como lidar com seu vício.

Seja qual for o caso ou a substância envolvida, a parte mais importante e urgente, é primeiramente buscar o conhecimento que possa te guiar a encontrar as melhores alternativas para se recuperar ou ajudar um amigo ou familiar.

Pensando nisso, reunimos todas as informações que você precisa sobre Tratamento dependência química e como ela acontece, assim, ao final você também saberá como proceder em situações delicadas que envolvam a dependência química. Confira com a gente.

Tratamento para dependência química: Quando procurar ajuda?

Tratamento dependência química 2
Tratamento para Dependência Química

Muitas pessoas ainda têm um enorme preconceito com as clínicas de reabilitação, e até mesmo não se reconhecem como viciadas. O momento de procurar ajuda é muito importante, pois quanto mais cedo houver a intervenção, melhor para o paciente e para todos os envolvidos nesse momento tão delicado.

Mas antes de procurar um tratamento de dependência química, quais são os sinais de alerta para entender que esse é um problema que necessita de intervenções? Alguns dos sintomas listados pela OMS são:

*Desejo incontrolável

O viciado em substâncias químicas sente uma vontade fora de controle de utilizar substâncias químicas. Ao ponto até mesmo de saber que está colocando a sua vida em risco, mas não conseguir fazer nada quanto a isso.

*Perda de controle

Quando um viciado tem acesso a substância, ele não consegue ter um controle lógico sobre qual o momento ideal para interromper o uso. Por isso mesmo as overdoses são um fator de risco alto para esse grupo.

*Tolerância

Vamos supor que o vício dessa pessoa seja a cocaína. Cada vez mais será necessária uma dose maior, para que ela tenha os mesmos efeitos, já que o corpo já criou uma resistência fisiológica à substância.

*Problemas na vida pessoal

O usuário de substâncias químicas, quando atinge certo patamar, começará a ter problemas em sua vida pessoal, desde relacionamentos até estudos e trabalho, que serão prejudicados pelo vício.

Quais são as etapas do Tratamento para dependência química?

Tratamento dependência química 3
Tratamento para Dependência Química

Agora que você já entende um pouco mais sobre quando procurar ajuda para um tratamento de dependência química, é importante também entender como funcionam as etapas de tratamento.

A primeira etapa, em uma internação voluntária ou involuntária, é a desintoxicação, que é um dos momentos mais delicados, mas também mais importantes.

Uma vez desintoxicado e sem sintomas de abstinência, o dependente terá todo o apoio psicológico e médico para que dê início a terapias e possíveis medicações que podem ajudar no processo.

Após os tratamentos surtirem efeitos positivos, se dá início a reabilitação social dessa pessoa, para que ela possa voltar para o ‘’mundo real’’ preparada para lidar com as situações em que precisará encarar o seu vício de frente, e se manter firme em sua caminhada pela recuperação plena.

O melhor tratamento está na clínica Grupo Gilardi


Se você se reconheceu nos sintomas listados, ou reconheceu um amigo e familiar, é importante procurar um Tratamento dependência química o mais rápido possível, e seja qual for o caso, a Clínica de reabilitação do Grupo Gilardi é uma das mais respeitadas, com tratamentos personalizados e humanizados, para que essa experiência seja o mais leve possível para todos os envolvidos.

Fale com nossa equipe de plantão

Especialistas

Fonte Oficial – Site: https://grupogilardi.com/blog/