Tratamento em Clínica de Reabilitação: Terapias aplicadas!

Tratamento em Clínica de Reabilitação

Confira as técnicas aplicadas no tratamento em Clínica de Reabilitação para dependentes químicos, alcoolatras e transtorno mental!

Atendimento e Abordagem Familiar

A equipe terapêutica prioriza o entendimento de que as pessoas que usam drogas estão dentro de um contexto no qual seus valores, crenças, emoções e comportamentos influenciam os membros da família e são por eles influenciados.
Baseado nessa constatação dependente químico e família são focos do tratamento em Clínica de Reabilitação.

Nossa abordagem procura identificar e trabalhar as dificuldades que reforçam a dependência e codependência, salientando pontos e aspectos positivos proporcionando o reconhecimento de atitudes e situações de risco protetoras ou não para o dependente químico, apontando padrões de comportamentos recorrentes.

O método compreende o contato do residente com sua família através de telefone, cartas, e-mails, visitas e socializações. Incluem ainda,
o aconselhamento e orientação familiar através das visitas coletivas e individuais quinzenais monitoradas pela equipe terapêutica que visa esclarecer dúvidas, compartilhar sentimentos e experiências, proporcionando atmosfera de afeto e apoio, auxiliando o
familiar no processo de superação e conhecimento da doença.

No momento do acolhimento do residente a família receberá um manual de informações com as orientações a respeito do tratamento, bem como normas e regras da instituição.

Após a acolhimento do residente na Clínica de Reabilitação, um profissional da enfermagem entrará em contato com a família para passar informações a respeito das primeiras horas de indivíduo na instituição. Após isto, o contato entre família e equipe
via telefone acontecerão frequentemente e de acordo com a necessidade.

Nos primeiros 15 dias de acolhimento não haverá contato entre o residente e sua família, pois neste momento o residente precisa de um contato consigo mesmo para focar-se no tratamento, desligando-se temporariamente e, na medida do possível de questões
externas, até porque estará em um processo delicado de desintoxicação e estabilização psíquica.

Durante o período de tratamento na clínica de reabilitação as famílias terão informações a respeito da evolução do tratamento com a equipe terapêutica.
Após este período de quinze dias, na quinta feira subsequente acontecerá a primeira ligação do residente com sua família acompanhada pela equipe, após isso o residente terá uma ligação por semana com sua família sempre às quintas feiras à tarde com duração de
5 minutos cada.

Da mesma forma, após estes primeiros quinze dias, a equipe marcará um atendimento individual com a família do residente para apresentar o Plano de Tratamento Individual (PTI) e com o desenvolvimento do tratamento as famílias serão encaminhadas para a
primeira visita. As visitas acontecerão de acordo com a unidade escolhida.

No final do tratamento através da etapa de ressocialização e reintegração social, as famílias acompanharão os residentes em saídas programadas e orientadas pela equipe terapêutica objetivando sua volta gradual ao convívio social através da reinserção social
do residente e a preparação para alta. Família e residente em tratamento avaliam seus comportamentos e sentimentos entregando questionários de avaliações à equipe no retorno à clínica de reabilitação.

Tratamento em Clínica de Reabilitação: As Técnicas

Tratamento em Clínica de Reabilitação 2
Tratamento em Clínica de Reabilitação

Grupo de Temática

São abordados temas psicológicos com objetivo de conscientização, reflexão sobre recursos psíquicos, emocionais e comportamentais. Resgate da identidade através da observação, do compartilhar e amadurecimento das relações interpessoais.

Grupo Psicoeducacional

Grupo coordenado pela psicologia com a finalidade de palestras educacionais sobre as consequências físicas, psicológicas e sociais do uso da substância psicoativa.

Equipe de Enfermagem

Objetivo Geral: cuidar da saúde clínica e mental do residente dando suporte 24 horas. Realizar no ato do acolhimento a consulta de enfermagem visando levantamento de problemas, exames físicos, diagnóstico específico de enfermagem e a prescrição.

Atendimento Psicológico Individual

Oferece ao residente acolhido espaço de escuta onde o mesmo verbaliza sobre suas angústias, dificuldades, emoções e sentimentos, acolhendo e apontando processos psíquicos no que se refere ao desenvolvimento da autoestima, equilíbrio emocional,
mudanças de comportamentos e valores.

Reunião de 12 Passos – Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos

Atividade coordenada pelo Conselheiro Especializado em Dependência Química onde serão apresentados os 12 passos de recuperação da Dependência Química. Além do conhecimento dos passos, profissional executará passo a passo com o acolhido buscando
assim a eliminação dos comportamentos adictivos.

Grupo de Prevenção á Recaída (PPR) e Terapia Racional Emotiva (T. R. E.)

Grupo também coordenado pelo Conselheiro Especializado em Dependência Química tendo como objetivo a preparação dos residentes para enfrentar de forma assertiva suas situações de risco e gatilhos, evitando assim uma possível recaída. Residentes também
serão estimulados a rever sentimentos e emoções que muitas vezes por não conseguirem lidar de forma correta com estes, podem apresentar lapsos ou recaídas.

Educação Física

Os residentes recebem atividades físicas planejadas e monitoradas. São orientados sobre os objetos da atividade como: desintoxicação, diminuição dos sintomas de depressão causados pela abstinência, normalização dos níveis de atenção, memória e controle motor,
controle da ansiedade, prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão.
Melhora do tônus muscular, controle da compulsão e estresse, melhora da capacidade cardiopulmonar.

Grupo Operacional Informações Publicas (jornal, revistas, pesquisa)

Objetiva o desenvolvimento de raciocínio, memória, atenção e concentração, através de elaboração e execução de pesquisa sobre temas relacionados a dependência química e apresentação ao grupo de residentes do material realizado em formato de jornal ou pôster.

Grupo de Terapia Ocupacional

Realização de atividades voltada para as formas expressivas e autopercepção,
promovendo iniciativa, senso de responsabilidade, organização e relações interpessoais,
desenvolvendo a autorrealização através de projetos concretos e manuais.

Musicoterapia

Possibilita à sensibilização, conscientização corporal e ritmo, introspecção, reflexão, relaxamento e comunicação interpessoal. Trabalhadas em grupo desenvolve a organização e convivência.

Laborterapia e jardinagem

Tem como objetivo o cuidado e a responsabilidade com a vida: plantas, flores, frutas e hortaliças. Desenvolve a concentração e atenção assim como percepção e a preocupação com o outro. Implica terapeuticamente o processo de começo, meio e fim.

Grupo de Integração aos Finais de Semana

Tem como objetivo trabalhar a convivência identificando capacidades e dificuldades mentais e emocionais possibilitando aprendizado de limites, respeito e melhora na lida das relações interpessoais e consequentemente, o autoconhecimento.

Yoga

Atividade física complementar que visa relaxamento, exercício físico, diminuição da ansiedade, aumento da flexibilidade e melhora do tônus muscular.

Grupo de TCC – Terapia Cognitivo Comportamental

Coordenado por um psicólogo(a) especialista em Terapia Cognitivo Comportamental aplicada a Dependência Química com o intuito de ensinar os residentes a lidarem assertivamente com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos diários.
Desta forma, busca-se uma melhor compreensão da doença e a extinção de uma recaída.

Dinâmica de Grupo
Atividade dirigida com proposta organizada onde são inseridas técnicas de dinâmica de grupos e/ou sociodrama e psicodrama. São trabalhados comportamentos e reações emocionais, desejos, limitações e dificuldades ao lidar com a experiência cotidiana.

Grupo de Só Por Hoje – Literatura de Meditação de Narcóticos Anônimos

Diariamente, no primeiro horário da manhã, o residente faz a leitura do livro Só Por Hoje e tem como objetivo além da reflexão da mensagem, a elaboração de metas e mudanças de comportamento que deverá ter ao longo do dia e de sua recuperação.

Reflexão do Dia

Diariamente ao anoitecer, o residente avalia se as metas foram atingidas ou não e reflete sobre os motivos pelos quais não atingiram as metas.

Espiritualidade ou Meditação (Ecumênica)

A meditação é uma atividade simplificada que pode ser facilmente praticada por todos e que pode trazer grandes benefícios. Constitui-se em uma grande variedade de práticas que visam um treinamento mental, cujo intuito é “educar” a mente; isto é, desenvolver e
aprimorar habilidades para lidar com as emoções e conviver melhor consigo mesmo. É uma prática essencial para higiene mental. A meditação é alimento para a alma, ela nutre os valores universais de compaixão, cuidado, responsabilidade, não-violência e paz.
Ajuda a nos conectar com os outros. Estes são valores importantes para guiar-nos e fazernos aceitar toda a humanidade e a nós mesmos em meio ao mundo tão fragmentado. Traznos a resiliência para que não apenas fiquemos inabaláveis pelas tempestades de emoções que surgem na vida, mas para que também voltemos mais rapidamente ao nosso centro. Sem o caráter religioso, visa ao residente o encontro com um poder superior, da forma em que cada um o compreenda, através de agradecimentos, meditações, leituras favoráveis e leituras bíblicas, reflexões, orações, cantos de louvores periódicos, e outras atividades em que se percebe estabilidade emocional.

Videoterapia

Através de filmes, o objetivo terapêutico é mobilizar a discussão sobre os temas escolhidos e discutir as identificações e vivências de cada residente relacionadas à sua história de vida. Exibição de filmes relacionados à adicção (dependência de álcool e/ou outras drogas) e problemas ocasionados pelo uso da substância psicoativa, para que os residentes possam identificar a problemática apresentada e identificar os comportamentos inadequados pelo uso da substância. Também filmes motivacionais ou que contenham alguma mensagem de crescimento pessoal e para ser discutido em grupo.

Grupo de Estimulação Cognitiva (Psicoterapia em Grupo)

Visa a preservação ou melhora do desempenho e das funções cognitivas, tais como memória, atenção, raciocínio, a capacidade de resolução de problemas, entre outras. Ministrada pelo Núcleo de Psicologia, é de enorme valor terapêutico. A leitura cognitivo comportamental, abre precedente para um programa diário e vivenciado embasado em técnicas que se voltam ao surgimento de habilidades sociais, reformulação do caráter.

Lazer e Criatividade:

Procedimentos que visam trabalhos com jogos como quebra-cabeça, damas, xadrez, gamão, ping pong, futebol, vôlei, pique bandeira e mais. De proposta lúdica, desenvolve a experiência coletiva como organização de campeonatos, gincanas, maratonas, propondo
ampliação do universo cultural.

Reuniões /Assembleias

As reuniões são organizadas pela equipe terapêutica sendo realizadas uma vês ao mês, onde participam todos os acolhidos, membros da equipe terapêutica e coordenação, enfermeira (R.T), gerente administrativo (a), nutricionista, com o objetivo de ouvir e acolher sugestões e críticas dos nossos residentes, bem como as atendes da melhor forma possível garantido o bem estar físico e psicológico.

Reunião de Coordenação Terapêutica

Acontece uma vez por semana com a presença de todo a Equipe Terapêutica e as respectivas referências de cada residente, são discutidas condutas gerais em relação ao projeto terapêutico vigente, assim como discussão das rotinas e dinâmicas da unidade de
forma conjunta, baseando questões de projetos e equipe de referência.

Reunião Clínica

É realizada semanalmente com a participação de todos os profissionais que atuam junto ao residente tendo como objetivo, confirmação ou não de hipóteses diagnósticas, discussão e liberação de licenças terapêuticas, bem como a melhor conduta ser tomada
para cada caso, além de definir a cada residente a sua conduta terapêutica de modo geral e individual.

Fale com nossa equipe de plantão

Especialistas

Fonte Oficial – Site: https://grupogilardi.com/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *