Conheça as doenças causadas pelo uso de Drogas

Doenças Causadas pelo uso de Drogas - Grupo Gilardi (1)

O consumo de drogas é uma das principais preocupações da saúde pública da atualidade, veja quais são as doenças causadas pelo uso de Drogas.

Segundo a OMS (organização mundial da saúde), 500 mil pessoas morrem todos os anos, em decorrência do uso dessas substancias. Males causados por drogas licitas e ilícitas como doenças cardíacas e câncer estão na lista das 10 principais causas de morte em todo o mundo.

As drogas são classificadas pelos efeitos que causam no sistema nervoso, podendo ser:

– Depressoras: que diminuem as atividades cerebrais e possuem alguma propriedade analgésica. (Sonolência e desatenção)

– Estimulantes: aumentam a atividade cerebral. Causando o aumento da atenção, euforia e pensamento acelerado.

– Perturbadores: que causa alucinações ou ilusões.

Pode entender-se que as doenças causadas pelo uso de Drogas são: destruição dos neurônios diminuindo a capacidade de pensar, depressão, esquizofrenia, lesões no fígado, hepatite, AIDS, endocardite, insuficiência renal, doenças respiratórias e infecciosas, entre outras, que podem ser transmitidas por via sexual ou através do compartilhamento de agulhas contaminadas. Quando a pessoa interrompe o consumo dessas substancias.

Endocardite infecciosa

                Corresponde a inflamação do que tecido que reveste o coração, onde a bactéria se instala no tecido causando a infeção, isso pode acontecer através do ato sexual ou compartilhamento de seringas e agulhas, isso acaba prejudicando o funcionamento das válvulas cardíacas, podendo haver o aumento do coração, dificultando a passagem de sangue que pode levar a outras complicações, como: insuficiência cardíaca, AVC e embolia pulmonar.

Enfisema Pulmonar

                Devido ao uso de drogas, como por exemplos o cigarro, crack e cocaína, os pulmões perdem a elasticidade e acaba destruindo os alvéolos. As partículas de pó se instalam nos alvéolos pulmonares e dificultam a troca gasosa, o que resulta em dificuldade para respirar, tosse e sensação de falta de ar.

Insuficiência renal e hepática

                O consumo excessivo de drogas, podem sobrecarregar vários órgãos, principalmente os rins e fígado, resultando a insuficiência desses órgãos.

Os problemas relacionados ao fígado, principalmente a cirrose, está relacionado ao consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas. A insuficiência renal está muito relacionada ao acumulo de toxinas no sangue, sobrecarregando os rins, que deixam de filtrar o sangue corretamente.

Cirrose e Câncer no Fígado

                Quando falamos de elementos químicos, o fígado que é o responsável por filtrar essas substancias, inclusive tudo o que ingerimos ou que circula em nosso organismo.

O fígado lesionado não consegui se reestruturar, pois acaba criando fibrose, fazendo com que esses pedaços do fígado virem muros que não são capazes de fazer a metabolização do nosso coro.

Desnutrição

                Uma das doenças causadas pelo uso de Drogas é a desnutrição, as drogas principalmente as estimulantes, comprometem o sistema que regula a fome. Assim, a pessoa não se alimenta de forma adequada e em alguns casos a pessoa deixa de comer para consumir a droga, consequentemente, não consegue ter todos os nutrientes essenciais para que seja estabelecido o bem estar, assim a pessoa acaba ficando desnutrida.  A bebida, por exemplo, pode causar uma desnutrição especifica muito importante, que ´o esgotamento de vitamina B1 no organismo. A falta dessa vitamina pode causar um quadro anêmico ou até mesmo uma neuropatia periférica.

Comprometimento cerebral

                Devido ao efeito caudada pelo uso de drogas no sistema nervoso, o uso constante e excessivo podem ocasionar lesões permanentes no cérebro e destruição de neurônios, comprometendo assim todo o estado de saúde da pessoa, potencializando até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).

DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis

                Algumas das principais doenças causadas pelo uso de drogas, está incluso as sexualmente transmissíveis, no entanto o uso de drogas injetáveis como a heroína por exemplo, principalmente quando a agulha é compartilhada entre diferentes pessoas, pode aumentar as chances de desenvolvimento de DST’s, como a gonorreia e a sífilis, por exemplo, já que o agente causado da doença pode estar presente na circulação sanguínea. Além disso, o uso de drogas deixa o sistema imunológico mis suscetível, o que pode favorecer a infecção pelo vírus HIV e desenvolvimento da AIDS, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa não só pelo contato íntimo desprotegido, mais também pelo compartilhamento de agulha e seringas.

Psicose uma das doenças causadas pelo uso de Drogas

Doenças Causadas pelo uso de Drogas - Grupo Gilardi (2)
Psicose esta entre uma das doenças causadas pelo uso de Drogas

Entre essas doenças causadas pelo uso de drogas acima citadas, temos também a psicose e a neurose, que todo dependente químico acaba adquirindo em algum momento de sua vida, ou por conta desses fatores acaba a entrando nesse mundo das drogas.

A psicose é uma doença mental grave causadas pelo uso de Drogas ou não, que afeta a personalidade. Alguns sintomas incluem: delírios com falsa realidade (acredita que todos estão conspirando contra ele, ou se julga Deus.); alucinações (ouve vozes ou tem visões). Acredita que fontes externas controlam seus pensamentos. A Psicose é marcada por fases de delírios e alucinações, exemplo a esquizofrenia, o transtorno bipolar e o autismo.

Infelizmente a psicose não tem cura definitiva. A ingestão de remédios provoca a estabilização da doença que pode voltar a se manifestar, em surtos de maior intensidade. É marcada por fases de delírios e alucinações, durante os quais a pessoa pode desenvolver estados de dupla personalidade inconscientemente, ou seja, a própria pessoa não sabe que tem esta dupla personalidade.

Considera uma pessoa psicótica quando o seu funcionamento mental interfere em sua maneira de enfrentar a vida, sendo assim são incapazes de cuidar de si.

A psicose pode ser classificada em:

1-            Distúrbios esquizofrênicos – alteração na percepção, desordem do pensamento, desordem emocional, delírios e alucinações, afastamento da realidade, comportamento estranho e distúrbios da fala.

2-            Esquizofrenia paranoide – apresenta certo grau de visão da realidade. A principal característica é a mania de perseguição.

3-            Distúrbios de personalidade – demonstração de ser antissocial ou psicopatia. Os psicopatas não manifestam a noção do que certo ou errado. Não tem medo e podem cometer o mesmo erro muitas e muitas vezes, mesmo sofrendo severas punições.

Neurose outra doença causada pelo uso de drogas

Doenças Causadas pelo uso de Drogas - Grupo Gilardi (3)
A Neurose é uma das Principais Doenças Causadas pelo uso de Drogas

Neuroses são distúrbios leves com poucas distorções da realidade e está entre algumas das Doenças causadas pelo uso de Drogas e pode ser tratada por psicólogos e/ou terapeutas e medicamentos específicos que ajudam nesse processo. É a desordem na personalidade que gera angustia e inibe condutas, é um conflito intrapsíquico.

Na neurose, o indivíduo sabe que é um neurótico e consegue distinguir seus desvios, ou seja tem consciência deles, tem plena consciência dos seus atos, mais não consegue controla-los.

Os sintoma mais frequentes de um neuróticos são: insatisfações gerais, manias, problemas relacionados á área sexual, e excesso de mentiras, exemplos deles são transtorno obsessivo compulsivo (TOC); depressão e a síndrome do pânico.

A neuroses também são classificadas da seguinte forma:

1-            Fobia – medo excessivo ou absurdo. O fóbico se sente impotente para controlar seus sentimentos.

2-            Pânico – surge de repente sem prévio aviso, sendo comum se manifestar com um terror incontrolável durante o ataque a respiração fica até mais difícil, surgem tremores e tensão muscular. A ansiedade e irritabilidade podem levar a uma depressão.

3-            Distúrbios obsessivos compulsivos – são considerados como neurose quando não servem a nenhum propósito construtivo, são desgastantes e atrapalham a vida (relacionamento)

4-            Distúrbios psicossomáticos – essa desordem caracteriza-se por problema físico, mais sus sintomas não apresentam bases orgânicas. No entanto, como conhecimento médico está longe de ser completo, os sintomas de uma doença podem ser erroneamente diagnosticado.

5-            Distúrbios dissociativos – são caracterizados por alterações de consciência. Amnésia, fuga e personalidade múltipla. Esses distúrbios são raros.

6-            Depressão – estado mais intenso e prolongado que a tristeza. É típico sentir-se rejeitado, ocorre em alguns sentimentos de morte e pensamentos suicídio.

7-            Bipolaridade – crises decorrentes de profunda depressão e mania, neste aspecto os indivíduos ficam em êxtase e com incrível autoconfiança, ao mesmo tempo podem se irritar facilmente. O falar é rápido, manifestam ideias de grandeza, e ao serem irritados ou zangados podem ficar extremamente violentos.

Por conta disso que você acabou de ler, que devemos estar atentos na hora de procurar ajuda para nossos entes queridos, são inúmeros fatores que influenciam na escolha de um tratamento ideal. Cada pessoa é um tratamento diferente. E independente desses problemas somos todos iguais e devemos ser tratados com dignidade e respeito sempre. Como Ajudar um Dependente Químico

Fale agora mesmo com Especialista!!

Especialistas

Fonte Oficial – Site: https://grupogilardi.com/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *