Como Identificar Um Dependente Químico?

Como identificar um dependente quimico

O dependente químico é aquele que não tem mais controle sobre seus vícios, e isso se reflete em diversas esferas de sua vida e de seus familiares e amigos. Saber como identificar um dependente químico é muito importante, pois quanto mais cedo acontecer uma intervenção, maiores as chances desse dependente se recuperar de seus vícios, e ter uma vida normal.

Hoje a dependência química já não é mais um atestado de morte ou de vida acabada. Existem várias estratégias de tratamento em clínicas de reabilitação que são muito eficazes em devolver a autonomia e a vida funcional dessas pessoas.

Mas para isso, primeiramente é preciso entender como identificar um dependente químico, para que você possa ajudar o seu familiar, amigo ou conhecido a lidar com esse problema, com todo o suporte clínico e psicológico que ele necessita.

5 Sinais de alerta para você observar.

Lidar com um dependente químico não é nada fácil, e uma das fases mais complicadas é como identificar um dependente químico, principalmente se o seu convívio com essa pessoa não é diário.

Porém, existem alguns sinais de alerta que são muito importantes para essa identificação, e que são mais constantes na maioria dos casos em que a ingestão de substâncias químicas está sendo feita de forma exagerada. Confira.

Como identificar um dependente químico

Falta de cuidados pessoais

Quando você conheceu essa pessoa, ela estava preocupada com sua aparência, e agora está o tempo todo em situação de descuido consigo mesma, como falta de banho, cabelos despenteados e roupas sujas? Esse pode ser um sinal de alerta, principalmente quando acompanhado de preguiça e cansaço fora do comum.

Humor instável

Algumas substâncias químicas não causam alteração de humor apenas no ápice de seu efeito, essas alterações podem perdurar por alguns dias. A cocaína por exemplo, causa um quadro de depressão intensa nos dias que sucedem o uso. Já o crack pode causar agressividade mesmo após os efeitos passarem.

Problemas financeiros

As drogas não são gratuitas, e por isso mesmo o usuário terá que investir dinheiro em seu vício. Um sinal claro de que o vício saiu do controle, é quando ele utiliza o seu dinheiro de forma irresponsável, como por exemplo deixar de pagar o aluguel para comprar drogas, e acabar tendo sérios problemas financeiros. É muito comum que essa pessoa recorra a familiares e amigos para pedir dinheiro emprestado. Fique atento a esse sinal!

Abstinência

Se por algum motivo, principalmente financeiro, a pessoa não tiver mais acesso a droga, ela vai começar a experimentar episódios de abstinência, que podem ser notados facilmente. Calafrios, vômitos, agressividade, tremores e ansiedade. Seja qual for o motivo dessa abstinência, o usuário geralmente irá procurar por ajuda para conseguir a droga, pedindo dinheiro, por exemplo.

Instabilidade no trabalho ou nos estudos

Outro sinal muito importante e facilmente perceptível, é quando o usuário começa a ter problemas com trabalho, sendo demitido ou na faculdade e escola, reprovando nas matérias que antes não tinha dificuldades. O abandono voluntário dessas atividades também é um sinal.

E agora, o que fazer?

Como identificar um dependente químico

Agora que você sabe como identificar um dependente químico, o que fazer se o seu familiar ou amigo se encaixar nessas descrições? Primeiramente é importante recorrer ao diálogo, pois muitas das vezes a pessoa pode reconhecer que precisa de ajuda e o processo pode ser facilitado.

Porém, além dos desafios de saber como identificar um dependente químico, muita das vezes o dependente não irá admitir. Seja qual for o caso, o apoio de uma clínica de reabilitação especializada é essencial para a recuperação dessa pessoa em situação de dependência.

Fale agora mesmo com Especialista!!

Especialistas

Fonte Oficial – Site: https://grupogilardi.com/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *